O Projeto

Parceira“Como a arte está sendo lida em nossa Cidade?” é a questão que norteará  este projeto que tem como objetivo o mapeamento, a análise e a divulgação da leitura de iniciativas do universo artístico-intelectual que contribuam  significativamente – através do fazer político e social, inerentes à produção de arte – para a aquisição de conhecimento, difusão e democratização da cultura, corroborando, assim, para a construção da identidade e da cidadania brasileiras.

O Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio acolhe em sua estrutura a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, que, através de sua equipe de pesquisadores associados encarregar-se-ia de levantar, selecionar e divulgar uma análise do que está sendo produzido – em termos de leitura – no universo artístico da Cidade, neste ano (agosto 2014 a julho, de 2015). Essa análise abrangeria, particularmente, produções concernentes às Artes Plásticas, Música, Dança, Teatro, Cinema, Fotografia e Literatura destacadas entre aquelas que trouxessem reais contribuições para ampliar o entendimento por parte do público sobre as artes e a cultura brasileiras.

Ao fim da análise, o Instituto oferecerá como produto final, conteúdo informativo qualificado a ser divulgado através de uma página em seu  website, de acesso irrestrito ao público em geral, oferecendo uma leitura consistente da divulgação artístico-cultural no Rio. Ainda durante a pesquisa, serão promovidos encontros para discussão sobre a  democratização do saber ligado ao universo artístico, através da divulgação dos criadores, das críticas em periódicos e de eventuais entrevistas com o público.

Esperamos, assim, oferecer indicadores consistentes para a elaboração de procedimentos que tornem mais democrático o acesso ao universo artístico, além de organizar uma rede que fomente a troca de conhecimentos, a ser tomada como referência – tanto pelo poder público, por estudiosos e pesquisadores, quanto pelo público em geral, quanto ao fomento de plateias e formação de público.

Diante das limitações, o piloto na Cidade do Rio de janeiro servirá de base para estender o projeto que avalia as relações entre leitura e outras artes a outras a municipalidades do Estado do Rio de Janeiro.